VAMOS CUIDAR DO NOSSO AMBIENTE?

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Afinal o que é lixo?



Definição:

Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.

Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?

É isso aí, tá na hora de revermos o significado dessa palavra!

Que tal “tudo aquilo que foi descartado e que, após determinado processo, pode ser útil e aproveitado pelo homem”?

Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados, passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!!!

Por exemplo: aquela famosa poltrona feita de garrafas do tipo PET é um reaproveitamento. Por outro lado a transformação química e física da garrafa PET em fibras de poliéster para a fabricação de tecido para roupas é um processo de reciclagem .



                 Então reciclar é diferente de reutilizar!


Fonte:http://www.recicloteca.org.br/inicio.asp. Acesso em: 28 de abril de 2012.




                                              




O que você acha de aprendermos mais sobre o aproveitamento lixo?

Desenvolvimento sustentável diante do consumo insustentável




FFFOFO


Desenvolvimento sustentável na definição dada pelas Nações Unidas significa satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Agora como se desenvolver sem comprometer as gerações futuras? Desenvolver sustentavelmente é uma tarefa difícil, pois se você se desenvolve, logo necessita de mais gastos, e se necessita de mais consumo como pode haver sustentabilidade? No dicionário o verbo sustentar é o mesmo que manter, conservar. Então para manter um consumo sustentável a sociedade tem que parar de crescer.

O crescimento populacional afeta principalmente o próprio ser humano e o aumento dessa população faz do consumo um problema de ordem mundial. A exploração descontrolada dos recursos naturais traz dificuldades ao clima e de consequência a provável falta de alimentos no futuro. A divulgação do relatório do Painel Intergovernamental de MudançasClimáticas (IPCC) deixa claro que os recursos naturais do planeta estão se extinguindo e que as políticas de sustentabilidade estão se tornando uma imposição.


A responsabilidade ambiental das empresas de ser sustentável não funciona, pois primeiro é paradoxal ao sistema capitalista, que se resume quanto maior a procura maior é o lucro e segundo a própria definição de desenvolvimento diz que, antes de tudo, as necessidades presentes têm que ser supridas.


Desenvolvimento e sustentabilidade seguem caminhos opostos na atual situação do planeta porque a humanidade não consegue por em prática e difundir o que planejou com o termo conservacionista. E as duas palavras se confrontam a cada dia sem direção, dividindo opiniões e sendo movida pelo o dinheiro e poder. Desenvolvimento sustentável deixou de ser uma crença para virar objeto de marketing.


O desenvolvimento sustentável não dá certo por causa do conceito “é melhor sobrar do que faltar” dado pelo homem a sua ganância e mesquinhez. Há tempos repomos cada vez menos o meio ambiente. A troca constante no uso dos meios naturais que deveria haver não acontece, pois de cada três recursos usados por nós, apenas um retorna a natureza.


A necessidade de mudança tem quer ser rápida porque isso depende da existência humana. A solução é evitar desperdícios e diminuir o consumo com o uso racional dos recursos naturais. Admitir o erro é o primeiro passo rumo a uma sociedade sustentável. A reeducação social, cultural e ambiental tem que ser administrada por políticas adequadas a realidade atual. Devemos ter consciência que o desenvolvimento sem planejamento pode atrapalhar a sustentabilidade. As tecnologias devem ser usadas para a busca desse ideal que o ser humano ainda não alcançou.






Fonte: RAFAEL Abreu da Silva. Disponível em: <http://mais.uol.com.br/r2k6756e87r4> Acesso em 26 de abril de 2012.

Assista agora um vídeo sobre o impacto do consumismo no desenvolvimento sustentável:
Fonte: www.youtube.com/watch?v=N5WCndQZ7A8. Acesso em 26 de abril de 2012.


E você? O que acha de tudo isso? O que podemos fazer para mudar essa realidade?





De